Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
Anais do fórum
Artigos
E-Book
Informativo
International Journal on Active Learning
Mídia
Outros
Publicações

Escreva as palavras-chave e aperte Enter.

Instituições Públicas e Privadas unidas para aprender a ensinar

São 46 instituições consorciadas ao STHEM Brasil em 2016. A Formação, realizada de 15 a 20 de maio no UNISAL Lorena, reúne 150 professores que expõem seus medos e desejos na profissão.

O professor do Instituto Mauá de Tecnologia, São Caetano (SP), David Garcia Penof, compartilhou com os colegas a experiência de aprender com os alunos. “Houve uma aula em que o aluno sabia fazer uso da tecnologia e eu não. Em muitos casos, há docentes que têm receio de colocar “a cara para bater” e expor suas fragilidades”, revelou David.

Ele foi apenas um dos docentes que contaram situações reais de sala de aula. Docentes da PUC Paraná também disseram o quanto querem ver um projeto pedagógico, de fato, mudado com o uso das Metodologias Ativas de aprendizagem.

A Formação do Consórcio STHEM, em Lorena, conta com workshops de 6 professores. Os docentes convidados executam projetos em inovação acadêmica nos Estados Unidos, Canadá, Chile e Porto Rico.

Nesta quinta-feira, dia 19/09, foi a vez de Bennett Goldberg, Universidade de Boston, especialista em sala de aula invertida e em formação de professores para o uso de Metodologias Ativas, falar sobre o tema: Treinar o treinador para a Mudança Institucional.

Indagado sobre o que as instituições de ensino superior têm a aprender com as IEs norte-americanas, ele disse que há muito a compartilhar. “Há projetos similares e há projetos diferentes. Nos Estados Unidos há universidades populares como as do Brasil e que fazem um trabalho tão brilhante quanto às existentes aqui.  E temos que aproveitar a vontade de trocarmos experiências uns com os outros. Não diria haver um segredo norte-americano, acho apenas que temos de trabalhar juntos para construirmos um caminho brilhante na educação”, revelou Bennet.

Sobre o Consórcio STHEM Brasil, ele revelou que nos Estados Unidos há muitos movimentos parecidos, mas nada como o Consórcio STHEM, que pensa coletivo pela educação. “Nos Estados Unidos, temos grupos de trabalhos distintos em universidades, mas o Consórcio é uma ótima organização de forças. Com ele, é possível promover comunicação e conhecimento”, disse Bennett.

A Formação do Consórcio STHEM, no UNISAL em Lorena (SP), continua nesta sexta-feira, dia 20 de maio, quando irá receber o professor  Oscar Jerez, Doutor em Psicologia e diretor do Centro de Ensino e Aprendizagem da Faculdade de Economia e Negócios da Universidade do Chile. O docente irá ministrar o workshop sobre o tema:  “Curso Online de  aprendizado ativo e Flipped Classroom (sala invertida).

Envie sua sugestão para o site do STHEM por meio do e-mail contato@sthem.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *