Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
Anais do fórum
Artigos
E-Book
Informativo
International Journal on Active Learning
Mídia
Publicações

Escreva as palavras-chave e aperte Enter.

Empreender em sala de aula

Consórcio STHEM Brasil encerra 2º dia de Formação

 

A 4ª Formação de 2017 do Consórcio STHEM Brasil realizada de 22 a 26 de maio em Lorena (SP), conclui o segundo dia com a sensação de que há sempre algo novo a aprender e apreender.

 

O evento foi aberto pelo Diretor do Consórcio STHEM, Professor Fábio Reis, que falou de uma avaliação inédita feita juntamente com os professores participantes sobre o evento. Funciona da seguinte maneira: os docentes são convidados a participar e opinar sobre o que acharam da formação em cada dia, e os resultados são apresentados no dia seguinte.

 

Nesta terça-feira, 23 de maio, a Professora Doutora  Rafaela  Bueckmann Diegoli, Diretora do Departamento de Administração e Empreendimento Tecnológico de Monterrey, no México, ministrou workshop sobre o tema Educação Empreendedora.

 

Durante a formação ela propôs inúmeras atividades aos 150 docentes presentes de 47 instituições de ensino  de 12 estados brasileiros.

Natural de Salvador, Bahia,  mas vivendo há mais de 10 anos fora do Brasil, Rafaela se esforçou para lembrar do idioma de origem e ensinar a todos sobre a cultura empreendedora.

 

Segundo ela, quando se fala em empreendedorismo, logo se pensa no aluno que quer abrir uma empresa. Mas deve-se pensar em dois pilares: aqueles que querem apenas trabalhar habilidades empreendedoras e outros que realmente querem se tornar empresários.

 

“Tem de haver um processo de seleção entre alunos que querem e os que não desejam ser empreendedores. Quando você coloca um aluno que não tem como projeto de vida ser empresário num curso de empreendedorismo,  isso pode causar um trauma neste estudante”, revela Rafaela.

Segundo ela, a matéria de empreendedorismo deve considerar todas as profissões, deve-se trabalha a consciência empreendedora.

 

A professora também disse que tem professores que são empreendedores por natureza, outros precisam exercer.

E para isso é fundamental que a instituição trabalhe essa cultura empreendedora nos meios acadêmico, externo e interno.

 

Desta forma, Rafaela acredita que o efeito multiplicador que todo professor espera num processo de ensino alcança sucesso.

Ao longo de sua apresentação, Rafaela contou com a interação dos participantes com perguntas, relatos e troca de experiência.

 

Marcelo Ferreira, Diretor de Graduação a Distância da UNILavras, uma das 47 IEs consorciadas, está animado com essa cultura. Ele participa pelo primeiro ano da formação, desta vez também trouxe a Reitora da instituição, Christiane Amaral Lunkes Argenta. “Acredito que nós gestores entendendo esse processo de inovação, conseguiremos empreendê-lo melhor em nossa instituição.

 

Neste dia 24 de maio, a 4ª Formação do Consórcio STHEM Brasil, terá como professores palestrantes Gustavo Hoffmann – Centro Universitário UNA, e Ana Valéria S. de A. Reis – UNISAL, Unidade Lorena. Eles irão liderar um workshop sobre Ensino Híbrido e Sala de Aula Invertida.

 

 

Acompanhe todas as fotos do evento na Fanpage: https://www.facebook.com/pg/unisallo/photos/?tab=album&album_id=1357227527647532

 

Ou ainda no site www.sthembrasil.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *