Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
Anais do fórum
Artigos
E-Book
Informativo
International Journal on Active Learning
Publicações

Escreva as palavras-chave e aperte Enter.

Consórcio STHEM Brasil reflete na educação mundial

Alguém aqui já ouviu falar de Olin College? Foi com essa pergunta que o Diretor de Inovação e Redes, no SEMESP (Sindicato das mantenedoras de ensino superior), Prof. Dr. Fábio Garcia dos Reis, deu início ao 3º dia de Formação do Consórcio STHEM Brasil, realizado de 15 a 20 de maio no UNISAL Lorena (SP).

No Brasil, o Consórcio, formado por 46 instituições, tem espalhado a capacitação em Metodologias Ativas de aprendizagem pelos 4 cantos do país.

Professor Fábio citou Olin College, pois um dos 6 professores palestrantes e que oferecem workshops durante os 6 dias de formação, José Oscar Mur-Miranda, é o Professor Associado de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores,  Olin College de Engenharia, Estados Unidos.

Oscar ministra um curso Interdisciplinar de Design durante o STHEM. Em entrevista especial à equipe de Comunicação e Marketing do UNISAL, ele falou sobre a grandeza do Consórcio e o reflexo para a educação do país. Confira:

Com. e MKT UNISAL: Prof. José Oscar Mur-Miranda, o senhor é um especialista em sistemas eletrônicos e de energia elétrica.  Isso mostra que cada vez mais a tecnologia tem de ser usada como aliada e não para distanciar alunos do conteúdo. Mas qual o segredo para isso?

José Oscar Mur-Miranda: Não há segredo! Muito se fala que a tecnologia afasta os Alunos de seus professores ou do conteúdo de sala de aula. Eu não concordo, pelo simples fato de que você tem autonomia sobre seus atos. Você decide o que fazer com esse avanço tecnológico. Há aqueles que conseguem tirar proveito dessa facilidade na web para o próprio benefício.

Com. e MKT UNISAL: Você atua  no grupo  Desenvolvimento Inovador Network International, um consórcio internacional de universidades que pretende criar e alimentar uma rede global de inovadores locais para melhorar o cenário de uma região problemática socialmente. O mesmo acontece aqui. Como funciona seu trabalho? 

José Oscar Mur-Miranda: Quando você reúne profissionais de diferentes áreas, com diferentes olhares, qualquer discussão torna-se muito enriquecedora. Por exemplo, um assunto distinto como a malária. Já imaginou um engenheiro, um professor e uma enfermeira trabalhando em diferentes caminhos para ampliar os horizontes? No final, será encontrada uma única resposta com muito mais conteúdo e descobertas. É isso o que acontece lá. É isso o que acontece aqui. Todo mundo ganha em olhar para o trabalho do outro, aprender com o outro.

 Com. e MKT UNISAL: O que o senhor pensa do Consórcio STHEM e sobre os professores brasileiros? 

José Oscar Mur-Miranda: Temos modelos educacionais conceituados, exemplos para nós. É o caso dos Estados Unidos e Europa. Mas acho que o Brasil sai na frente, ganha visibilidade mundial com o Consórcio STHEM. Digo isso, pois aqui não há um modelo formado, ele está em construção, como pede a educação. É muito importante essa formação, formação em saber que precisamos nos inovar sempre.  Os professores brasileiros sabem disso.

A capacitação do Consórcio STHEM Brasil é realizada no (LMI) Laboratório de Metodologias Inovadoras do UNISAL Lorena, instituição que encabeça o Consórcio.

Os professores das instituições públicas e privadas recebem formação em Metodologias Ativas de aprendizagem com  docentes e especialistas vindos dos Estados Unidos, Canadá, Chile e Porto Rico.

Neste dia 16/05/1, a professora Melissa Barnett, Ensino e aprendizagem Laboratory Instituto de Tecnologia de Massachusetts- Estados Unidos,  especialista em avaliação da aprendizagem, ministrou a formação.

Confira a programação completa você confere no site do STHEM Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *