Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
Anais do fórum
Artigos
E-Book
Informativo
International Journal on Active Learning
Publicações

Escreva as palavras-chave e aperte Enter.

Consórcio de universidades promove primeiro curso para professores

Especialistas estrangeiros vão capacitar professores de 22 instituições de ensino superior, no UNISAL Lorena

O Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL – Unidade de Lorena – recebe, no dia 26 de maio, 120 professores das 22 instituições de ensino superior (IES) que integram o Consórcio STHEM Brasil – LASPAU. Eles participarão, do dia 26 ao dia 30, do curso sobre metodologias ativas que será ministrado por cinco especialistas, sendo quatro dos EUA e um do Canadá.

Os temas das aulas desse primeiro curso do consórcio são: Repensar o ensino: melhoria da aprendizagem através da Inovação; Princípios de Design e Resultados de Aprendizagem; Avaliação pelos estudantes; Aprendizagem baseada em projetos e em problemas; Ambientes de aprendizagem; Ferramentas para aprendizagem ativa e Avaliando o Impacto do Ensino e da Aprendizagem Inovadores.

O curso será aberto no dia 26, segunda-feira, às 8h30, pelos diretores do UNISAL e de LASPAU, instituto filiado à Universidade Harvard, dos EUA, e responsável pela formação dos professores.

O consórcio, articulado pelo UNISAL Lorena e lançado oficialmente em março deste ano, foi criado em parceria com LASPAU com o objetivo de capacitar professores em metodologias de ensino inovadoras amplamente utilizadas nas melhores universidades do mundo. Atualmente, integram o consórcio 22 instituições de ensino superior, entre particulares e públicas, de seis estados brasileiros.

O Consórcio STHEM (iniciais em inglês de Ciências, Tecnologia, Humanidades, Engenharia e Matemática) é inédito no Brasil e terá duração de três anos. Nesse período, serão formados 300 professores, e cada um será multiplicador dos conhecimentos adquiridos para, no mínimo, outros cinco professores da instituição em que trabalha. Além da formação presencial a ser realizada no UNISAL de 26 a 30 deste mês, haverá um curso online entre os meses de setembro e novembro deste ano.

O STHEM Brasil permite que as instituições de ensino consorciadas promovam a capacitação de seus professores em metodologias ativas com um custo muito abaixo de uma formação nos EUA. A capacitação no exterior exigiria investimentos em torno de US$ 7 mil por professor, mas, com o consórcio, há uma redução de mais de 60% nos gastos.

O Comitê Gestor do consórcio é formado por representantes da LASPAU, das instituições de ensino participantes e de empregadores, que avaliarão todo o processo durante os três anos de atividades.

O diretor Operacional do UNISAL Lorena, Fábio Reis, acredita que a proposta trará grande impacto às instituições e atingirá seus objetivos de “qualificar o aprendizado do aluno, provocar a reflexão e a mudança de postura do professor e intensificar a cooperação com o setor produtivo”.

As 22 instituições que fazem parte do consórcio são: De São Paulo: UNISAL Lorena, ESPM, UNESP Guaratinguetá, FATEC Guaratinguetá, FATEC Cruzeiro, FATEA, FARO, Toledo, Faculdade Flamingo UNIÍTALO. De Minas Gerais: UNIFEI de Itajubá, FACEB, FACIG. Do Rio de Janeiro: UERJ, UNISALESIANOS, Faculdade Dom Bosco de Resende, UNISUAM. Do Paraná: PUC, Universidade Positivo, Opet. De Santa Catarina: Universidade do Extremo Sul Catarinense. De Goiás: PUC.

Confira a programação completa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *