Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
Anais do fórum
Artigos
E-Book
Informativo
International Journal on Active Learning
Mídia
Outros
Publicações

Escreva as palavras-chave e aperte Enter.

Terceiro dia de Capacitação do Consórcio STHEM Brasil é marcado por parceria entre professores para formação de docentes brasileiros

A quarta-feira, 9 de maio de 2018, foi marcada pela parceria entre professores de MIT e Harvard, Estados Unidos, para a formação de docentes brasileiros de 50 instituições de ensino superior em inovação acadêmica. Essa troca só foi possível dentro da 5ª Capacitação do Consórcio STHEM Brasil, que acontece de 7 a 11 de maio, em Lorena.

 

A formação com Dr. Peter Dourmashkin, Massachusetts Institute of Technology, com o tema: “O engajamento dos Estudantes no Processo de Ensino”, teve como professor assistente Dr. Jose Oscar Mur-Miranda, de Ollin College of Engeneering e pesquisador visitante de Harvard.

 

Ambos os professores formadores compreendem que de nada adianta o empenho dos docentes se não houver no processo de formação estudantes comprometidos. “Podemos ter esse aluno como um professor assistente na formação de seus pares, não há nada mais instigante para ele”, revelou Peter ao longo de sua formação.

 

Os pesquisadores convidados para a capacitação dos demais docentes fazem parte da grande rede de cooperação que, segundo Ana Paola Cueva, de LASPAU, instituição afiliada à Harvard, possibilita uma troca muito rica de conhecimento. “Instituições públicas e privadas juntas com o mesmo objetivo. E quem ganha com isso é a sociedade”, revelou Ana.

 

Ana Paola, que gerencia Programas e Desenvolvimento em LASPAU, afirma, ainda, que o Consórcio STHEM Brasil é o maior e mais antigo apoiado pela organização. “O Brasil é muito grande e há muitas instituições a alcançarmos ainda, mas também entendo que o engajamento tem sido muito gratificante”, revela Ana.

Ela ainda destaca que LASPAU  tem exemplos de Consórcios em outros países, como Panamá, por exemplo. No caso desta nação, todas as instituições participam, pois o país é menor.

AVALIAÇÃO

Os professores participantes estão sendo convidados a participar com uma avaliação da apresentação dos docentes convidados. A apresentação “Gamificação, aprendizagem baseada em jogos e motivação estudantil”, com professor Dr. Jose Oscar Mur-Miranda, de Ollin College of Engenerring e pesquisador visitante de Harvard, teve média positiva por parte dos 79 respondentes do levantamento.

Vale destacar que todos os 155 professores participantes da 5ª Capacitação do Consórcio STHEM Brasil são convidados a participar. A avaliação possibilita a melhoria do conteúdo abordado pelo Consórcio STHEM. Ao longo de sua apresentação, no dia 8 de maio, Professor Oscar destacou que o aluno deve entender que o jogo é importante para aprendizagem, mas somente irá compreender se participar das sugestões de melhoria do jogo, se sentir parte da atividade.