Consórcio STHEM Brasil conclui 4º dia de formação em Lorena

“Não estou aqui para apenas falar, desejo que tenhamos propósito em nosso trabalho, para que todos consigam sair daqui mais abertos à inovação”. Com essa fala Dr. Jose Oscar Mur-Miranda, Professor Associado de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores,  Olin College de Engenharia, Estados Unidos, deu início ao 4º dia de Formação do Consórcio STHEM Brasil, em Lorena (25/05/17).

 

Com o tema Desenho de Atividades, Projetos e Disciplinas Interdisciplinares, o workshop exigiu dos 150 professores participantes a habilidade de trabalhar em grupo para contextualizar problemas e buscar soluções.

Ao longo de sua apresentação, o professor considerou alguns pontos importantes na busca pela formação integral do aluno e também do professor. São eles: Frutos ao alcance (disciplinas separadas não fazem sentido); Problemas reais (desenhar problemas a partir dos recursos e conhecimentos que se tem, quando se considera a interdisciplinaridade); União por paixão (unir campos distintos como teatro+biologia para linkar áreas específicas e que parecem distantes).

 

O professor usou seu próprio exemplo para explicar o motivo pelo qual escolheu ser engenheiro. “Queria entender como eram realmente todas as paisagens e construções que vejo pelo mundo”.

 

Os grupos foram convidados a montar um plano interdisciplinar, levando em consideração o propósito de tal atividade, a experiência de cada estudante e um guia de evolução para mensurar a contribuição e qual contribuição está sendo dada pelas disciplinas.

 

O professor ministrou o workshop em espanhol, com a ajuda de uma tradutora, os professores foram orientados sobre as atividades e a interatividade. “A intenção foi entender a mensagem e ser compreendido”, disse o professor, que também fez essa mesma análise quando o público-alvo é somente o aluno.

 

Ao ser questionado sobre o retorno que tem do aluno quando ele emite alguma atividade e deseja a participação desse estudante, Oscar afirmou que os perfis de discentes são distintos em uma mesma sala, por isso é preciso falar a língua de cada um. “Quanto maior a qualidade da absorção do conteúdo e conexão com o mundo atual, mais satisfeito ficará o professor nesse processo de inovação”, afirmou Oscar.

 

Neste dia 26/05/17, último dia da 4ª Formação do Consórcio STHEM Brasil, a Professora Dr.ª Lorna Finman Founder & CEO STEM BusUSA Diretora Técnica  do Projeto NASA,  falará sobre o tema: Como inspirar, engajar e cultivar a nova geração de estudantes em STEM.  Dra. Lorna Finman é uma ex-candidata a astronauta da NASA que se dedica com entusiasmo a ajudar estudantes a desenvolver carreiras nos campos STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática).

 

O STEMbusUSA é uma organização sem fins lucrativos de alta tecnologia que atende a 40.000 estudantes por ano por meio do laboratório de descoberta móvel e sua demonstração de alta energia STEM, que percorre vários campus nos EUA. Acesse: http://stembususa.org/

 

STHEM BRASIL FORMACAO 4 DIA (31) STHEM BRASIL FORMACAO 4 DIA (96)