Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
Anais do fórum
Artigos
E-Book
Informativo
International Journal on Active Learning
Mídia
Publicações

Escreva as palavras-chave e aperte Enter.

Quais os próximos passos do Consórcio STHEM?

O Consórcio de Formação em Metodologias Ativas de aprendizagem entra em seu terceiro dia e pensa em passos maiores e no futuro.

Nesta segunda-feira, dia 16 de maio, representantes das 46 instituições de ensino públicas e privadas de todo o país se reuniram para pensar na versão 2.0 do Consórcio, durante a Formação do Consórcio em Lorena. Em uma sala, professores participavam do workshop com Melissa Burnets, em outra, gestores das IEs discutiam ideias e soluções. Também compartilharam exemplos de sucesso.

O idealizador do Consórcio e Diretor de Inovação e Redes, no SEMESP (Sindicato das mantenedoras de ensino superior), Prof. Dr. Fábio Garcia dos Reis, afirmou que a cada ano o grupo de trabalho está crescendo. Justamente, por esse motivo, se faz necessário pensar na versão 2.0 do STHEM Brasil.

“Onde queremos chegar com o Consórcio?, afirmou ele em entrevista à equipe de Comunicação e Marketing do UNISAL, instituição que recebe de 15 a 20 de maio, mais de 150 professores de 11 estados brasileiros.

Dentre os planos para os próximos anos estão:

  • Pensar dois blocos do Consórcio STHEM, um que ressalte trabalhos de professores que já atuam com metodologias e um que trabalhe com docentes ingressantes nessas novas práticas pedagógicas;
  • Criação de indicadores para medir o sucesso ou inovações necessárias no trabalho;
  • Implantação de um Laboratório Virtual de Inovação, que possa servir de ferramenta para atender empresas e pequenos gestores;

O Consórcio STHEM Brasil é uma iniciativa inédita no Brasil. O objetivo é

 capacitar professores para a aplicação de metodologias ativas de aprendizagem.  O STHEM, lançado em março de 2014, em Lorena, é a sigla de disciplinas consideradas essenciais para a formação integral do aluno. Iniciais em inglês de Ciências, Tecnologia, Humanidades, Engenharia e Matemática.

O Consórcio reúne instituições de ensino superior brasileiras, públicas e privadas, e LASPAU – Academic and Programs for the Americas, organização filiada à Universidade Harvard, dos EUA, e responsável pela formação dos participantes.

Durante os três primeiros anos do consórcio,  concluídos em 2016, serão formados 1.500  professores, e cada um será multiplicador dos conhecimentos adquiridos para, no mínimo, outros cinco professores da instituição em que trabalha.

As instituições que fazem parte do Consórcio e a  programação detalhada do evento segue em anexo podem ser conferidas no site http://sthembrasil.com/site/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *