Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
Anais do fórum
Artigos
E-Book
Informativo
International Journal on Active Learning
Mídia
Publicações

Escreva as palavras-chave e aperte Enter.

Proposta de aplicação da Metodologia PBL (aprendizagem baseada em problemas) em disciplina do curso de graduação em engenharia de produção da universidade federal de Itajubá (UNIFEI)

No mês de dezembro a Revista Científica do Consórcio STHEM Brasil – International Journal on Active Learning, publicou o artigo “Proposta de aplicação da Metodologia PBL (aprendizagem baseada em problemas) em disciplina do curso de graduação em engenharia de produção da universidade federal de Itajubá (UNIFEI), de autoria de Rodrigo Júlio Cerqueira, Leovani Marcial Guimarães e José Leonardo Noronha.

O modelo de aprendizagem tradicional baseado na postura passiva dos alunos e na abordagem centrada no professor tem sido questionado na literatura quanto a sua eficácia em promover a aprendizagem teórica e prática dos alunos, além de não estimular o desenvolvimento de outros tipos de conhecimentos para o futuro profissional e social e o enfrentamento de problemas cada vez mais complexos. Este novo cenário tem gerado novas demandas sobre as instituições de ensino, professores e alunos. As metodologias de aprendizagem com abordagem ativa tem buscado responder a estas demandas e uma delas é a metodologia PBL – Problem Based Learning – Aprendizado Baseado em Problemas. O PBL tem sido utilizado com sucesso em diversas universidades ao redor do mundo, a partir da década de 1970, inicialmente em cursos de Medicina e Advocacia. O uso do PBL tem se expandindo para outras áreas de conhecimento e tem sido utilizado em disciplinas dos cursos de Engenharia, inclusive no Brasil. Neste artigo, será feita uma análise da literatura sobre a metodologia e será proposta uma aplicação do PBL de forma inovadora em algumas aulas da disciplina “Sistemas de Produção” (hoje estruturada em um currículo tradicional), do curso graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). No desenvolvimento da metodologia, uma situação de problema oriunda do tópico de Programação de Produção será oferecida, da qual os alunos devem extrair a declaração do problema real ou potencial que precisam resolver e a partir de um processo estruturado da metodologia PBL, devem prover uma solução adequada para o problema. Para isto, deverão se utilizar de conhecimentos prévios, construir questões de pesquisa e realizar tais pesquisas auto dirigidas para buscar novos conhecimentos, rumo a formulação de hipóteses, seleção e apresentação de uma solução. O professor deve atuar como tutor e direcionar o processo do PBL, de forma que os objetivos propostos de aprendizagem sejam atingidos.

Para ler o artigo completo, acesse a IJOAL.


O IJOAL tem classificação B5 no Qualis das áreas de Ensino, Engenharias II e Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo. O periódico está registrado com ISSN 2526-2254 e todos os artigos publicados possuem Digital Object Identifier (DOI).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *