Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
Anais do fórum
Artigos
E-Book
Informativo
International Journal on Active Learning
Mídia
Publicações

Escreva as palavras-chave e aperte Enter.

Planos para o futuro do Consórcio STHEM Brasil

Um projeto que começou de forma tímida, em 2013, nem de longe imaginava ir tão longe. As poucos, as mais de  10  instituições que participaram da primeira Capacitação, em 2014, se multiplicaram para 46 IEs em 2016.

Durante a Formação do Consórcio STHEM, realizada de 15 a 20 de maio, em Lorena (SP), o idealizador da proposta e  Diretor de Inovação do SEMESP (sindicato das mantenedoras do ensino superior, Prof. Dr. Fábio Garcia dos Reis, apresentou aos participantes fotos do passado e do futuro do Consórcio.

“ Éramos poucos. Hoje, nos apertamos para garantir lugar no registro oficial do evento”, disse Fábio.

Ele também ressaltou que há 3 anos havia uma instituição pública presente, mas que neste ano, por conta da crise financeira, não pode  participar. Entretanto, nunca deixou de acreditar no Consórcio.

O Consórcio STHEM tem como parceira LASPAU – Academic and Programs for the Americas, organização filiada à Universidade Harvard, dos Estados Unidos, e responsável pela formação dos participantes.

Ao longo dos 6 dias de capacitação, em Lorena (SP), os palestrantes vindos de instituições de ensino do Canadá, Estados Unidos, Porto Rico e Chile, foram unânimes em reconhecer o potencial inovador e inusitado do STHEM Brasil.

No primeiro dia do encontro, (15/05), Anastassis Kozanitis, Consultor Pedagógico da Escola Politécnica de Montreal- Canadá falou sobre as dimensões do Consórcio em 3 anos de trabalho.

No dia 16/05, a professora  Melissa Barnett,  especialista em Ensino e aprendizagem Laboratory

Instituto de Tecnologia de Massachusetts- Estados Unidos, disse que, com o Consórcio, é possível instigar educadores e alunos na busca pela melhoria contínua do ensino e formação integral da pessoa.

No dia 17/05,   José Oscar Mur-Miranda, Professor Associado de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores,  Olin College de Engenharia, Estados Unidos, afirmou que somente com um trabalho de inovação que está sendo promovido pelo Consórcio, é possível alcançar soluções mais enriquecedoras para os problemas da sociedade.

No quarto dia do evento, 18/05, a professora Lueny Morell, Diretora de Lueny Morell & Associates e Diretor de InnovaHiED (Inovação e Educação para o Desenvolvimento Econômico- Estados Unidos) e  Vencedora do Prêmio Gordan Internacional de Inovação em Educação em Engenhariadisse que percorreu o mundo, e que somente na Índia encontrou uma iniciativa parecida com a do Brasil. Ou seja, o Brasil saiu na frente por pensar a construção de uma educação inovadora de aprendizagem.

 No dia 19/05, Bennett Goldberg, da Universidade de Boston (EUA), especialista em sala de aula invertida e em formação de professores para o uso de Metodologias Ativas, afirmou que nem países de primeiro mundo pensaram em trabalhos em conjunto, como o Brasil.

No último dia do evento, 20/05, o professor Oscar Jerez, Doutor em Psicologia e diretor do Centro de Ensino e Aprendizagem da Faculdade de Economia e Negócios da Universidade do Chile, falou sobre a construção da mudança de comportamento do professor como mediador do processo de tomada de decisões.

Sobre o Futuro do Consórcio

Durante os três primeiros anos do consórcio,  concluídos em 2016, foram  formados 1.500  professores. Cada docente saiu com a missão de ser um  multiplicador dos conhecimentos adquiridos para, no mínimo, outros cinco professores da instituição em que trabalha.

Segundo o Diretor de Inovação do SEMESP e idealizador do Consórcio, Fábio Reis, o STHEM Brasil continua com a perspectiva de crescer ainda mais nos próximos anos. “A programação para 2017 já está sendo construída. Em março, estaremos na Universidade Positivo, em Curitiba (PR), para a primeira formação”, disse ele.

O UNISAL Lorena sediou os 3 anos de evento. A estrutura para atender todos os docentes foi pensada em cada detalhe por uma equipe unida. O grupo de trabalho, coordenado pela Professora Fátima Medeiros,  se reuniu meses antes e definiu como um evento inédito desse poderia ser realizado com excelência.

“É gratificante, pois é em prol de uma aprendizagem ativa e envolvente do aluno”, revela Fátima.

 

 

Confira as instituições que fazem parte do Consórcio no link: http://sthembrasil.com/site/

 

Dúvidas sobre o Consórcio podem ser enviadas pelo e-mail contato@sthem.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *