Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
Anais do fórum
Artigos
E-Book
Informativo
International Journal on Active Learning
Mídia
Outros
Publicações

Escreva as palavras-chave e aperte Enter.

Onde há inovação acadêmica?

O Consórcio STHEM Brasil se reúne de 15 a 20 de maio de 2016, em Lorena (SP), para saber qual o segredo da inovação? Será mesmo que há segredo?

Durante os 6 dias de formação no Laboratório de Metodologias Inovadoras do UNISAL Lorena (SP), 150 professores, além de docentes observadores, que totalizam mais de 50 instituições de ensino superior pública e privadas de todo o país, participam como alunos. Querem aprender com professores estrangeiros e suas experiências inovadoras.

Neste dia 18 de maio, a professora Lueny Morell, Diretora de Lueny Morell & Associates e Diretor de InnovaHiED (Inovação e Educação para o Desenvolvimento Econômico- Estados Unidos) e Vencedora do Prêmio Gordan Internacional de Inovação em Educação em Engenharia, ministrou workshop sobre Design Thinking.

Com muito bom-humor, ela começou sua apresentação dizendo que nunca havia vindo à Lorena e que já se encantou pelo lugar.

Afirmou, ainda, que o professor deve também ter o olhar do profissional do mercado. Em entrevista concedida à equipe de Comunicação e Marketing do UNISAL (Árison Lopes), ela falou sobre a vinda ao STHEM. Confira:

Com. e Mkt: “Desing Thinking” permaneceu como sendo uma definição de um modo de pensar e lidar com os problemas. Ou um modelo de pensamento centrado nas pessoas, ou seja, não há uma receita preparada. Como e quais resultados são obtidos com crianças, jovens e adultos quando uma fórmula para resolver isso ocorre?

Lueny: A intenção é trabalhar juntos, brincar e aprender,  descobrir competências e talentos. O resultado com esse trabalho de criação é a abertura da mente para um universo, muitas vezes, desconhecido. É um processo no qual se busca ser feliz e encontrar muitas possibilidades no caminho.

Com. e Mkt: Você é vencedora do Prêmio Gordan Internacional de Inovação em Educação em Engenharia. É possível inovar em todos os campos como história, filosofia, psicologia e etc ou você acredita que há carreiras que possibilitem mais inovação do que outras?

Lueny: É possível inovar em todos os campos, pois há problemas novos e diários  em todos os campos. Há outras carreiras de olho na inovação há muito tempo e há outras que se atentaram agora. E uma alta necessidade em todas as profissões. A começar pela educação. Com esse processo, iremos revolucionar a educação.

Com. e Mkt: Trazer o STHEM, um termo que surgiu no Vale do Silício (EUA), para o Brasil é mostrar que cada vez mais a educação, as empresas e também a sociedade está mais crítica e repensando várias questões sobre a construção do pensamento. Na educação, o Desing Thinking é um caminho sem volta e deve ser adotado?

Lueny: Temos de ler, questionar e perguntar para descobrir. Você pensa diferente de mim, somos distintos.  A verdade sempre tem 2 lados, temos que aprender a dialogar.

A universidade é um local de  debate muito grande. As empresas também são espaço de tomada de decisões contínuas. Tomar uma decisão requer responsabilidade, por isso o trabalho em equipe se mostra importante nesse caminho.

Com. e Mkt: O que você pensa do Consórcio STHEM e qual sua perspectiva sobre o dia de hoje? O que tem pensado sobre os professores brasileiros?

Lueny: O Consórcio é surpreendente. Chegar aqui e encontrar a  dinâmica, o  entusiasmo dos docentes  em aprender, é enriquecedor. Apenas vi isso em um único lugar, foi  na Índia. Que bom que o Brasil está pensando em inovação.  Afinal, é este o sentido da vida. Compartilhar experiências, não ser egoísta, mas sim aprender para ensinar alunos e sociedade.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *