Quem somos?

 

 

O sucesso dos estudantes em educação superior nas áreas de Ciência, Tecnologia, Humanidades, Engenharia e Matemática (STHEM, em inglês: Science, Technology, Humanity, Engineering and Mathematics) é uma preocupação quase universal.

Desafios nessas áreas incluem nível de preparação dos estudantes quando entram na universidade, retenção e aprendizagem do estudante nas principais habilidades para a economia do conhecimento. No contexto brasileiro, o desafio fundamental é o papel da educação superior e a importância da inovação em relação à qualidade da educação.

Instituições de Ensino Superior podem responder a esses desafios por meio da melhoria do ensino e da qualidade de aprendizagem, assim como explorar possíveis ligações com professores do Ensino Médio e Técnico / Profissional para melhor preparar estudantes para a educação superior.

A Iniciativa para o Desenvolvimento da Inovação Acadêmica – IDIA propõe trabalhar com universidades, instituições, organizações governamentais e setor privado para a implementação da Iniciativa para avançado ensino e aprendizagem em Ciência, Tecnologia, Humanidades, Engenharia e Matemática para o Brasil.

Nos 3 primeiros anos de programa, um grupo de mais de 40 Instituições de Ensino Superior, entre universidades, centros universitários e faculdades, de diferentes estados brasileiros, estão implementando mudanças em seu ensino. Estas ações refletirão um movimento para que o ensino seja centrado no aluno, buscando uma formação de profissionais mais qualificados e preparados para os desafios da sociedade atual.

Sobre Laspau

 

 

O Programa Acadêmico e Profissional para as Américas – LASPAU, afiliado à Universidade de Harvard, tem se dedicado à missão de fortalecer o ensino superior no Hemisfério Ocidental desde sua fundação em 1964. Mais de 20.000 estudantes, pesquisadores, alunos e estudiosos e profissionais das Américas têm participado em programas desenhados ou administrados por LASPAU

Conselho diretivo do consórcio STHEM Brasil 2016 – 2019

Presidente do Conselho

Fábio Garcia Reis (UNISAL)

Vice-presidente do Conselho

Daiane Folle (IMED)

Comitê Educacional

Zelly Pennacchi Machado (Toledo Prudente)

Alexandre Gracioso (ESPM)

Thales Reis Hannas (FACIG)

Ana Maria Costa e Sousa (UNICESUMAR)

Comitê de Relacionamento, Cooperação e Internacionalização

Arapuan Netto (UNISUAM)

Ruy Guérios (ENIAC)

Gustavo Hoffmann (UNA)

Comitê de Pesquisa

Carlos Alberto Figueiredo da Silva (UNISUAM)

Octavio Mattasoglio Neto (Instituto Mauá)

Thiago Clé de Oliveira (UNIFEI)

Assessoria de Operações do Consórcio

Fátima Medeiros (UNISAL)

Verônica Paludo Bressan (IMED)

Palavra do Presidente

As Redes de Cooperação serão cada vez mais comuns no século XXI. Através das Redes é possível criar sinergias, intensificar os processos de cooperação e o aprendizado institucional. Provavelmente haverá diversas configurações de Redes, no ensino superior.

O Consórcio STHEM Brasil, que é uma Rede, nasceu em 2013, por meio da iniciativa de 11 IES, liderada pelo Centro Universitário Salesiano de Lorena (SP), com o objetivo de investir na formação de professores, fortalecer o engajamento e melhorar o aprendizado dos estudantes, através das metodologias ativas.

Em 2016 o Consórcio STHEM Brasil chegou a 44 IES, presentes em 11 Estados do Brasil. Mais de 4500 professores passaram pelo processo de capacitação. Instituições Consorciadas criaram Núcleos de Formação Docente, repensaram o processo de ensino e aprendizagem, o currículo, a infraestrutura e o próprio projeto acadêmico institucional.

O sucesso do Consórcio passa pela parceria com LASPAU, uma associação afiliada a Universidade de Harvard. Com a parceria, as IES Consorciadas mantiveram contato com universidades como MIT, Harvard, Olin College, Universidade de Montreal e outras instituições relevantes no cenário mundial.

Em 2016 o Consórcio iniciou um processo de profissionalização do seu processo de gestão, realizando o seu Planejamento Estratégico, utilizando a ferramenta do BSC – Balanced Scorecard. O objetivo deste planejamento é de definir a missão, visão e valores do consórcio, assim como realizar uma análise interna e de mercado levantando as potencialidades deste grande grupo de instituições. Ainda, ao final foi organizado os principais objetivos estratégicos, com indicadores e metas para o triênio 2017-2019.

A participação das IES Consorciadas foi importante para o Consórcio avaliar sua trajetória e projetar um novo caminho. No novo triênio vamos além das metodologias ativas. O Consórcio STHEM Brasil será referência nacional em Inovação Acadêmica. Vamos proporcionar reflexão, formação e pesquisa nas diversas dimensões da inovação acadêmica. Seremos mais proativos e vamos dialogar com o MEC, com a intenção de colaborar com os processos de inovação no sistema de ensino superior do Brasil, vamos interagir e buscar cooperação com os empregadores, e sem dúvida seremos mais relevantes para a sociedade.

O Consórcio cumprirá seus compromissos de forma coletiva e dialogada, porque juntos somos mais fortes, porque a cooperação irá proporcionar aprendizado e melhoria da qualidade das instituições consorciadas.

Faço o convite para que as IES Consorciadas sejam protagonistas das mudanças que ocorrerão no ensino superior nos próximos anos.

Fábio Garcia Reis

Presidente do Consórcio STHEM Brasil