Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
Anais do fórum
Artigos
E-Book
Informativo
International Journal on Active Learning
Mídia
Outros
Publicações

Escreva as palavras-chave e aperte Enter.

O ensino da biomecânica em cursos de educação física: reflexões a luz da teoria da aprendizagem significativa

No mês de dezembro a Revista Científica do Consórcio STHEM Brasil – International Journal on Active Learning, publicou o artigo “O ensino da biomecânica em cursos de educação física: reflexões a luz da teoria da aprendizagem significativa”, de autoria de Rachel Saraiva Belmont e Evelyse dos Santos Lemos

Quando pensamos na atuação do profissional de Educação Física e nos saberes básicos que orientam este fazer, é fácil reconhecer o papel instrumentalizador dos conceitos biomecânicos. Profissionais da área de Educação Física que pouco aprenderam os fundamentos da Biomecânica, tendem a apresentar maior dificuldade na utilização desse conhecimento nos contextos práticos. Uma das possíveis causas deste problema é o processo de ensino e de aprendizagem conceitual nos cursos de formação inicial. Partindo desta realidade, o objetivo deste ensaio é discutir como a Teoria da Aprendizagem Significativa pode subsidiar o processo de ensino e de aprendizagem da Biomecânica nos cursos de graduação em Educação Física. A reflexão se centrará no “que” ensinar e em “como” ensinar os conceitos centrais da Biomecânica utilizando o referencial teórico assumido. Desta forma, esperamos ampliar a discussão sobre o processo educativo com vistas a favorecer a aprendizagem significativa da Biomecânica nos cursos de Educação Física.

Para ler o artigo completo, acesse a IJOAL.


O IJOAL tem classificação B5 no Qualis das áreas de Ensino, Engenharias II e Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo. O periódico está registrado com ISSN 2526-2254 e todos os artigos publicados possuem Digital Object Identifier (DOI).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *