Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
Anais do fórum
Artigos
E-Book
Informativo
International Journal on Active Learning
Publicações

Escreva as palavras-chave e aperte Enter.

Letramento no ensino superior: Participação dos docentes e impactos no processo de aprendizagem

No mês de dezembro a Revista Científica do Consórcio STHEM Brasil – International Journal on Active Learning, publicou o artigo “Letramento no ensino superior: Participação dos docentes e impactos no processo de aprendizagem”, de autoria de Marilane da Costa Gonçalves.

Este estudo discute a importância da função social que reveste o papel dos docentes dos cursos de graduação do Centro Universitário Augusto Motta, considerando-os como facilitadores no processo de superação das dificuldades dos discentes relacionadas a questão do letramento. São apresentados dados de uma pesquisa junto aos docentes, que confirmam a dificuldade do alunado no que se refere à leitura e à produção de gêneros acadêmicos. Os dados também apontam para a necessidade de uma intervenção efetiva e consciente do professor fundamentado numa proposta de ação pedagógica coletiva, que considere a leitura e a escrita como responsabilidade de todos os docentes e não só dos professores da disciplina Leitura e Produção de Textos. Os resultados ressaltam a importância de uma formação acadêmica sólida, em que o aluno, via leitura compreensiva, possa alçar uma autonomia tal que o torne capaz de atender às demandas da contemporaneidade, e o instrumentalize de forma a vir a ser inserido no mercado de trabalho, contribuindo, assim, para a promoção do desenvolvimento local.

Para ler o artigo completo, acesse a IJOAL.


O IJOAL tem classificação B5 no Qualis das áreas de Ensino, Engenharias II e Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo. O periódico está registrado com ISSN 2526-2254 e todos os artigos publicados possuem Digital Object Identifier (DOI).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *