Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
Anais do fórum
Artigos
E-Book
Informativo
International Journal on Active Learning
Publicações

Escreva as palavras-chave e aperte Enter.

Letramento literário na universidade: Capacidade de abstração e desenvolvimento da consciência crítica

No mês de dezembro a Revista Científica do Consórcio STHEM Brasil – International Journal on Active Learning, publicou o artigo “Letramento literário na universidade: Capacidade de abstração e desenvolvimento da consciência crítica”, de autoria de Maria Geralda de Miranda.

O presente estudo pretende refletir acerca do trabalho de leitura e de produção de texto no Ensino Superior. Aborda experiências metodológicas positivas desenvolvidas a partir da leitura de narrativas curtas, de escritores brasileiros e estrangeiros, como Machado de Assis, João do Rio, Moacyr Scliar, Mia Couto, Luandino Vieira, Alexandre Dumas Filho, Máximo Gorki, Anton Tchekhov, entre outros. A pesquisadora parte da ideia de que o trabalho com as narrativas curtas pode ser um caminho persuasivo, a partir do qual se conseguirá a adesão dos estudantes ao mundo da leitura, não só dos pequenos textos, mas até de romances, porque já estarão seduzidos pela imaginação criativa que o ato de ler suscita. A utilização de diversas narrativas, de vários autores, de variados estilos, desperta a curiosidade para o texto escrito e aponta para o caleidoscópio cultural do mundo “globalizado”. O estudo indaga ainda acerca da importância da elaboração de projetos de leitura, para que se tenha resultados mais concretos, diante das lacunas deixadas pelo Ensino Médio e Fundamental e das necessidades de abstração próprias dos estudos universitários. A existência de tais projetos cria um clima mais propício à circulação dos saberes nas instituições de ensino superior e contribui para o desenvolvimento da consciência crítica do aluno.

Leia o texto completo


O IJOAL tem classificação B5 no Qualis das áreas de Ensino, Engenharias II e Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo. O periódico está registrado com ISSN 2526-2254 e todos os artigos publicados possuem Digital Object Identifier (DOI).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *