Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
Anais do fórum
Artigos
E-Book
Informativo
International Journal on Active Learning
Publicações

Escreva as palavras-chave e aperte Enter.

Gamificação como método de ensino inovador

No mês de Dezembro a Revista Científica do Consórcio STHEM Brasil – International Journal on Active Learning, publicou o artigo “Gamificação como método de ensino inovador”, de autoria de Gláuber Guilherme Signori Julio Cesar Ferro de Guimarães.

As inovações tecnológicas ocorrem de forma muito rápida e as gerações estão tendo acesso cada vez mais ágil e fácil a informação. Neste cenário, pode-se identificar que os alunos das novas gerações estão nascendo e crescendo em uma nova era digital, contudo, estes alunos são expostos a modelos de ensino/aprendizagem elaborados para atender as demandas da revolução industrial, os padrões de ensino/aprendizagem deveriam acompanhar o ritmo da evolução e propor a estes alunos da era digital novas maneiras de ensino/aprendizagem. As simulações, os jogos e outras formas de aprendizagem baseada em experiências representavam uma alternativa atraente e inovadora para ministrar aulas tradicionais. Aliar características da gamificação, como a inserção dinâmicas, desafios, recompensas, competição e interatividade, pode ser uma alternativa interessante para a comunicação dos professores com seus alunos, aliada a este cenário harmonizar a identificação e a declaração dos objetivos ligados ao desenvolvimento cognitivo no que se refere à conquista de conhecimento, a competências e atitudes, apontando descomplicar o planejamento do processo de ensino e aprendizagem. O objetivo geral deste artigo corresponde em apresentar uma revisão teórica sobre a gamificação sob a perspectiva do ensino e aprendizagem. O método utilizado consiste em uma revisão da literatura na área de ensino e aprendizagem e gamificação. A contribuição deste artigo consiste em apresentar a Gamificação como um método inovador de ensino.

Para ler o artigo acesse a IJOAL


O IJOAL tem classificação B5 no Qualis das áreas de Ensino, Engenharias II e Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo. O periódico está registrado com ISSN 2526-2254 e todos os artigos publicados possuem Digital Object Identifier (DOI).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *