Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
Anais do fórum
Artigos
E-Book
Informativo
International Journal on Active Learning
Publicações

Escreva as palavras-chave e aperte Enter.

Eric Mazur lança livro sobre Metodologia Ativa de Ensino no Brasil

O lançamento acontece durante capacitação do Consórcio STHEM Brasil

Neste dia 5 de agosto, o físico de Harvard, Eric Mazur, deu uma pausa em seu trabalho na instituição de ensino norte-americana para ensinar.

Ele participou da capacitação do  Consórcio STHEM, na ENIAC, Guarulhos, São Paulo. O evento reúne 204 docentes de 50 instituições de ensino do país, entre colégios e universidades. Cerca de 29 IEs já são consorciadas do STHEM, outras foram atraídas pela forma inovadora de ensinar.

Premiado por suas significativas contribuições para a melhoria do ensino superior, em especial, pelo desenvolvimento do Peer Instruction (aprendizagem pelos pares), metodologia de ensino ativa que incorpora pedagogia interativa em sala de aula, o físico também participa de eventos no Insper, PUC Paraná e USP.

Um dos momentos mais importantes da visita de Mazur ao Brasil, é o lançamento de seu livro.


Peer Instruction é um método de ensino de ciência criado pelo professor de Harvard Eric Mazur (cientista e pesquisador internacionalmente reconhecido) no começo dos anos 1990. O livro é divido em duas partes. A primeira explica no que consiste o método e a segunda apresenta uma série de recursos que o professor pode utilizar para aplicá-lo em uma aula de física introdutória. Ou seja, em princípio, é um livro voltado para professores de física. No entanto, o método pode ser aplicado a outras ciências, como química e biologia.

Indagado sobre como o seu livro poderá contribuir para o ensino no Brasil, ele respondeu que acredita que o exemplo pode ser a melhor solução para alguns problemas que podem surgir em sala de aula.

Sobre o Método Peer Instruction

Após muito anos de experiência como professor, ele começou a questionar se aulas puramente expositivas, estruturadas como monólogo e baseadas no conteúdo de livros, seriam incentivo suficiente para que os alunos comparecessem às aulas e realmente compreendessem a matéria. Além disso, segundo o autor, aulas puramente expositivas não desenvolveriam o pensamento crítico dos alunos em relação ao conteúdo, visto que incentivariam os alunos a reproduzir ideias e a memorizar conceitos. Assim, desenvolveu a Peer Instruction, um método de ensino que envolve o estudante em seu próprio aprendizado, pois explora a interação entre os alunos durante as aulas expositivas e foca nos conceitos que servem de fundamento. Em vez de dar a aula com o nível de detalhamento apresentado no livro, as aulas consistem em uma série de apresentações curtas sobre os tópicos-chaves, cada uma seguida de um teste conceitual – pequenas questões conceituais abrangendo o assunto que está sendo discutido. Primeiro é dado um tempo para os estudantes formularem suas respostas e, em seguida, os estudantes devem discutir suas respostas entre si. Esse processo (a) força os estudantes a pensar com base nos argumentos que estão sendo desenvolvidos e (b) dá-lhes (o professor incluído) um modo de avaliar a sua compreensão do conceito.

Sobre Eric Mazur

Eric Mazur é o Professor Balkanski de Física e Física Aplicada da Universidade de Harvard e Dean Área de Física Aplicada. Um cientista e pesquisador internacionalmente reconhecido,  lidera um programa de investigação vigorosa em física óptica e supervisiona um dos maiores grupos de pesquisa no Departamento de Física da Universidade de Harvard. Mazur fundou várias empresas e desempenha um papel activo na indústria. Ele é o vice-presidente da Optical Society.

Dr. Mazur veio para a Universidade de Harvard, em 1982, após a obtenção de seu Ph.D. na Universidade de Leiden, na Holanda. Em 1984 ele se juntou ao corpo docente e obteve a posse seis anos depois. Dr. Mazur fez importantes contribuições para a espectroscopia, a dispersão da luz, a interação de pulsos de laser ultracurtos com materiais e nanofotônica.

Eric Mazur recebeu inúmeros prêmios, incluindo o prêmio Esther Hoffman Beller da Optical Society of America ea Medalha Millikan, da Associação Americana de Professores de Física. Em 2014 tornou-se Mazur o destinatário inaugural do Prémio Minerva para avanços na Educação Superior. Ele é membro da Optical Society of America e Fellow da American Physical Society. Ele é membro da Academia Real de Ciências da Holanda e um membro da Royal Society of Holland Ciências e Humanidades. Ocupou nomeações como Professor Visitante ou Docente Emérito da Universidade de Princeton, Universidade de Vanderbilt, a Universidade de Leuven, na Bélgica, National Taiwan University, em Taiwan, Carnegie Mellon University e Universidade de Hong Kong.

Além de seu trabalho em física óptica, Mazur tem sido muito ativo na educação. Em 1990 ele começou a desenvolver Instrução Peer, um método para ensinar grandes aulas teóricas de forma interativa. Ele é o autor daInstrução pares: Um Manual do Usuário (Prentice Hall, 1997), um livro que explica como ensinar grandes aulas teóricas de forma interativa. Em 2006, ele ajudou a produzir o premiado DVD interativo Ensino. Método de ensino do Dr. Mazur tem desenvolvido um grande número de seguidores, tanto nacional como internacionalmente, e tem sido adotado em muitas disciplinas.

Dr. Mazur é autor ou co-autor de 297 publicações científicas, 36 patentes, e vários livros, incluindo osPrincípios e Práticas de Física (Pearson, 2014), um livro que apresenta uma nova abordagem inovadora para o ensino introdutório de física baseado em cálculo. Mazur é um orador procurado em óptica e na educação.

O livro está sendo vendido por R$68 e pode ser adquirido também pelo telefone 0800 7033444.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *