Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
Anais do fórum
Artigos
E-Book
Informativo
International Journal on Active Learning
Mídia
Outros
Publicações

Escreva as palavras-chave e aperte Enter.

Consórcio STHEM Brasil traz o poder dos jogos para a aprendizagem ativa e motivação estudantil

O segundo dia de capacitação do Consórcio STHEM Brasil (8 de maio de 2018) trouxe como  tema: “Gamificação, aprendizagem baseada em jogos e motivação estudantil”, formação ministrada  pelo Doutor Jose Oscar Mur-Miranda, Professor de Engenharia Elétrica e de Computação- Pesquisador visitante, Universidade de Harvard, Estados Unidos. Entender que o atual aluno exige um novo cenário é também compreender que é necessário uma remodelagem no sistema de ensino para adaptação à nova realidade. Com essa finalidade, os 155 professores das 50 Instituições de Ensino Consorciadas do STHEM participaram atentamente da formação.

 

Quando questionado sobre como os games podem representar situações reais vivenciadas no mercado de trabalho pelos formados, Oscar diz que deve se levar em conta a cultura existente no país e respeitar as diferenças sociais. Somente depois de somadas essas evidências no processo de implantação de mudanças é que torna-se possível a obtenção de resultados positivos.

 

Neste segundo dia de formação os professores também puderam conhecer os resultados da avaliação feita por eles sobre o primeiro dia de formação. A apresentação com Doutor Oscar Jerez Yañez, Professor de Educação e Psicologia- Universidade de Chile, sobre o tema: “Investigação de ensino e aprendizagem: conectando a sala de aula com pesquisa”, foi bem avaliada por 84 dos 152 professores que responderam à pesquisa.  Para o Professor Diego Amaro, do UNISAL,  a forma dinâmica de ensinar e a paixão pela docência apresentadas pelo docente favoreceram a absorção do conteúdo e a opinião positiva maciça demonstrada pelos participantes.

 

Fábio Reis Idealizador do Consórcio STHEM e Presidente do Comitê Gestor do STHEM afirmou que a intenção ao propor a participação dos docentes nesta avaliação é melhorar o conteúdo para as próximas formações do Consórcio.

 

Nesta quarta-feira, dia 9 de maio, a capacitação será com Dr. Peter Dourmashkin, de Massachusetts Institute of Technology, (MIT-USA) sobre  o tema: “O engajamento dos Estudantes no Processo de Ensino”.

 

Em breve, novas notícias!