Mais de 50 instituições do país marcam presença na Formação entre professores participantes e observadores

Pensar a inovação como passaporte para o futuro da educação. É esse o compromisso de mais de 150 professores que se reúnem entre os dias 15 e 20 de maio de 2016 na Formação do Consórcio STHEM Brasil, sediada no UNISAL Lorena (SP).

No primeiro dia do evento, (15), o professor Anastassis Kozanitis, Consultor Pedagógico da Escola Politécnica de Montreal, Canadá, falou sobre as concepções de aprendizagem ativa e apresentou um panorama do Consórcio.
Na ocasião, participaram professores das instituições de ensino superior ingressantes no Consórcio.

No total, são 46 IEs consorciadas. (Confira o mapa no site <a href=”https://www.sthembrasil.com” target=”_blank”>www.sthembrasil.com</a>).
A meta é ambiciosa. Formar professores que transformem a sociedade. Os docentes estão engajados para atingir o objetivo. Fabiano Barreto Romanel, Professor das Faculdades Integradas Camões, Coordenador e professor dos cursos de engenharia civil, produção, mecânica e dos tecnólogos logística e gestão da produção industrial da Organização Paranaense de Ensino Técnico Ltda (Faculdades OPET), está ansioso para aplicar o conteúdo que está sendo absorvido no Consórcio em sala de aula. “Eu já consigo prever que será muito proveitoso, inspirador e inovador”, revelou o docente.

A formação do STHEM acontece no (LMI) Laboratório de Metodologias Inovadoras do UNISAL Lorena, instituição que encabeça o Consórcio.
A expectativa da sociedade com o desempenho dos profissionais mostra-se cada vez mais elevada. É justamente neste contexto que a comunidade acadêmica é cobrada a criar um formato de ensino que leve à superação dos limites do conhecimento apresentado em sala.

O conceito de Metodologias Ativas é quando o estudante atua de forma ativa em sala de aula e o professor como mediador e orientador no processo de aprendizagem. Processo que instiga a resolução de problemas na vida profissional.
Na vida real, a professora Melissa Barnett, que atua em projetos de Ensino e aprendizagem Laboratory Instituto de Tecnologia de Massachusetts- Estados Unidos, e que participa como palestrante neste dia 16 de maio do Consórcio STHEM, afirma que o processo de melhoria da sociedade, em muitos casos, atribuído aos professores, é uma tarefa muito árdua.

Ela ministra o workshop sobre Aplicações de Avaliações. Em entrevista à equipe de reportagem do UNISAL, ela afirmou que à família também cabe o papel de formação integral do jovem, da criança e do adulto.

Os docentes convidados a ministrar workshops na Formação do STHEM Brasil, em Lorena, executam projetos em inovação acadêmica nos Estados Unidos, Canadá, Chile e Porto Rico. Confira a programação completa no site do STHEM.
Para Melissa Barnett, a união de inúmeras instituições por um só propósito é merecedora de aplausos em uma sociedade cada vez mais tecnológica e individualista.
“Esse movimento de inovação está acontecendo em todo o mundo, na Europa e na Ásia. É preciso oferecer nosso conhecimento, nossas instruções para esses jovens que serão o futuro do nosso mundo”, revelou Melissa.

Os professores reunidos na Formação têm o objetivo de discutir temas na área da inovação. A diferença dos Alunos? Talvez, nenhuma. A exemplo dos seus estudantes, eles têm seus recursos, conhecimentos e vivências e buscam também trabalhar em equipe para a condução do melhor resultado.
Este é o STHEM Brasil.