Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
Anais do fórum
Artigos
E-Book
Informativo
International Journal on Active Learning
Publicações

Escreva as palavras-chave e aperte Enter.

Consórcio STHEM Brasil encerra 5ª Capacitação em Lorena

“Precisamos investir mais em professores no Brasil e o Consórcio STHEM faz isso com maestria”. A fala é de Fábio Reis, Presidente do Comitê Gestor do Consórcio, Idealizador do Projeto, Diretor de Inovação Acadêmica  e Professor do UNISAL.

Entre os dias 7 e 11 de maio de 2018, o município de Lorena sediou um grande evento de inovação acadêmica. O evento aconteceu no UNISAL (Centro Universitário Salesiano de São Paulo), Unidade Lorena, Campus São Joaquim.

 

Games, aprendizagem ativa, avaliação docente, trabalho em grupo e interação foram alguns dos assuntos mais comentados e praticados entre os 155 professores das 50 instituições de ensino brasileiras consorciadas do STHEM.

 

A 5ª capacitação do Consórcio STHEM Brasil trouxe como balanço a participação assídua dos professores com sugestões, troca de experiências e dúvidas sobre o processo de aprendizagem.

 

TEMAS E PROFESSORES CONVIDADOS

 

7 de maio: Formação com Dr. Oscar Jerez Yañez (Professor de educação e psicologia- Universidade de Chile), com o tema: “Investigação de ensino e aprendizagem: conectando a sala de aula com pesquisa”.

 

8 de maio: Formação com Dr. Jose Oscar Mur-Miranda (Professor de Engenharia Elétrica e de Computação- Pesquisador visitante, Universidade de Harvard), com o tema: “Gamificação, aprendizagem baseada em jogos e motivação estudantil”.

 

9 de maio: Formação com Dr. Peter Dourmashkin (Massachusetts Institute of Technology), com o tema: “O engajamento dos Estudantes no Processo de Ensino”.

 

10 de maio: Formação com Dr. Anastassis Kozanitis (Professor de Educação Université du Québec à Montréal- Consultor Pedagógico da Escola Politécnica de Montreal, no Canadá), com o tema: “Avaliação dos alunos para uma aprendizagem mais profunda”.

 

11 de maio: Formação com Prof. Dr. Ricardo Ramos Fragelli  (Doutor em Ciências Mecânicas pela Universidade de Brasília, Mestre  em Engenharia Mecânica pela UNB, professor Adjunto da UnB dos cursos de Engenharia da Faculdade UnB Gama e do Mestrado em Design), com o tema: “Método Trezentos: Aprendizagem ativa e colaborativa, para além do conteúdo”.

 

RETORNO DOS PARTICIPANTES

 

Lucas Pires Maciel, da Toledo Prudente, Presidente Prudente (SP) participou pelo 1º ano da formação. O advogado e docente no Curso de Gestão Financeira, Administração e Direito considera como sendo muito pertinentes todos os temas tratados na capacitação, mas atribuiu à gamificação apresentada pelo Professor Oscar Mur, como sendo o método que irá utilizar para garantir efeito multiplicador na IES onde atua. “É muito lúdico para o aluno, além de usar nossa imaginação para criar procedimentos diferentes”, avaliou.

 

Letícia Veiga Vasques, UNIS de Varginha- (MG), ministra algumas disciplinas nos Cursos de Marketing e Administração da IES. “Vimos muitos conceitos aqui que já fazemos, mas foi importante para reforçar a teoria e saber que estamos caminhando na trajetória da inovação”, destacou.

BALANÇO DO EVENTO

MIT, Harvard, Ollin College, UNB, Universidade de Montreal. São algumas das instituições presentes no evento. Essa parceria é possível por meio do convênio com LASPAU (afiliado a Harvard, Estados Unidos).

“Manter contato com instituições importantes e com professores que têm experiências em aprendizagem significativa, nos garante essa rede de cooperação e a conseguir o que mais desejamos: pensar na formação  do aluno, ou seja, do jovem que irá contribuir para o desenvolvimento desse mundo”, concluiu Fábio Reis.