Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
Anais do fórum
Artigos
E-Book
Informativo
International Journal on Active Learning
Publicações

Escreva as palavras-chave e aperte Enter.

Começa 5ª Capacitação do Consórcio STHEM Brasil em Lorena

O primeiro de cinco dias de Capacitação do Consórcio STHEM Brasil (7 a 11 de maio de 2018) teve como tema “Investigação de ensino e aprendizagem: conectando a sala de aula com pesquisa”, com a formação do Professor Doutor Oscar Jerez Yañez, docente de educação e psicologia na Universidade do Chile.

 

Antes, porém da capacitação, o evento foi oficialmente aberto pelo Idealizador do Consórcio STHEM Brasil, Presidente do Comitê Gestor do STHEM, Diretor de Inovação do SEMESP e também Professor do UNISAL, Professor Fábio Reis. Ele destacou a importância da formação para o futuro do ensino superior no país e enfatizou a colaboração de cada uma das 50 IES Consorciadas ao enviarem 155 professores para a semana de capacitação. “Acredito muito nessa rede de cooperação e entendo que todos estamos investindo alto por acreditar nesse projeto também”, revelou Fábio.

 

Em seguida, houve a participação da Diretora Operacional do UNISAL, em Lorena, instituição consorciada e que sedia o evento. AProfessora Doutora, Grasiele Nascimento, afirmou que há um grande esforço de todos para a promoção da inovação acadêmica. Destacou, ainda, a imensa alegria do UNISAL em receber esses professores do Brasil todo nesta semana de conhecimento.

 

Ana Paola Cueva, Gerente de Programas e Desenvolvimento DE LASPAU, instituto filiado à Universidade de Harvard, Estados Unidos, e parceiro do

Consórcio STHEM Brasil, desde 2013, ano em que teve início a iniciativa, aproveitou a oportunidade para se apresentar aos professores e

para relembrar alguns compromissos.”Serão cinco dias intensos de formação, mas o compromisso das IES consorciadas ocorre ao longo de todo

o ano, por isso é de extrema importância o engajamento de todos neste processo”, revelou Ana Paola em seu discurso de apresentação.

 

A capacitação do Consórcio STHEM Brasil tem como objetivo investir na formação de professores, fortalecer o engajamento e melhorar o aprendizado dos estudantes por meio das metodologias ativas e todo o processo de aprendizagem.

 

Na formação, os docentes têm a oportunidade de aprenderem sobre inovação acadêmica, trocar experiências e resolver problemas no campo da docência.  Noemi  Barreto Sales, da  ITPAC (Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos), de Tocantins, dividiu com os demais colegas as experiências realizadas na IES onde atua. “Utilizamos as metodologias para resolver problemas apresentados por nossos alunos. Temos tido com isso, ótimas experiências”, afirmou Noemi.

 

Na abertura de sua apresentação, Professor Oscar quis saber justamente as experiências e anseios dos participantes ao convidá-los a acessar uma plataforma e responderem a questionamentos sobre como lidam com a pesquisa na vida acadêmica?

“Estamos na era da troca de experiências e somente experimentando novas práticas acadêmicas é que eu, enquanto professor, conseguirei ensinar a meu aluno. O que estou ensinando neste encontro é uma metodologia investigativa que proporciona ao docente apresentar ao seu discente o mundo que ele irá encontrar lá fora, após graduar-se”, afirmou Professor Oscar.

 

Em seguida, o Professor perguntou a cada um dos participantes sobre quais áreas atuam. Dentre elas, humanas, tecnologia, exatas e, especificamente, pedagogia.   O momento de interação representa a preocupação do Consórcio em atender todas as diversas áreas do conhecimento. A sigla STHEM faz referência às seguintes áreas: (Science (Ciência), Technology (Tecnologia), Human (Humanas), Engineering (Engenharia) e Mathematics (Matemática). E entender a complexidade que representa o ensino na atualidade é também  um desafio a ser trabalhado em rede. “O Consórcio é algo inédito no país, entendemos que estamos em processo de aprendizagem contínua sobre como lidar com a inovação acadêmica no ensino”, revelou Fábio Reis.

 

O Consórcio também tem como um dos objetivos fazer com que o docente capacitado propague o conteúdo absorvido durante a capacitação oficial, sempre realizada no mês de maio, e em outros eventos do Consórcio STHEM Brasil, para docentes e discentes. Por isso, até o momento, o STHEM contabiliza mais de 4500 professores atendidos pelo processo de inovação pretendido pela Rede, desde 2014, ano da primeira capacitação.

 

Professor Oscar esteve em outras edições do Consórcio STHEM e revelou que sempre surpreende-se ao ver o engajamento de professores. “Percebo essa vontade de aprender vinda de novos e mais experientes docentes”, afirmou Oscar.

 

Ao longo de todo o evento, os professores serão convidados a avaliarem a atividade promovida diariamente. “É muito importante que vocês façam a avaliação, para que possamos melhorar e crescer juntos”, finalizou Fábio.

 

A 5ª Capacitação do Consórcio STHEM Brasil seguirá até dia 11 de maio. Neste dia 8 de maio, a formação com Dr. Jose Oscar Mur-Miranda (Professor de Engenharia Elétrica e de Computação- Pesquisador visitante, Universidade de Harvard), será sobre o tema: “Gamificação, aprendizagem baseada em jogos e motivação estudantil”.