Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
Anais do fórum
Artigos
E-Book
Informativo
International Journal on Active Learning
Publicações

Escreva as palavras-chave e aperte Enter.

Capacitação do Consórcio STHEM Brasil tem professores animados com a formação em Lorena

O discurso de abertura de Anastassis Kozanitis, da Universidade de Montreal, Canadá, na 5ª Capacitação do Consórcio STHEM Brasil, realizada em Lorena (SP), de 7 a 11 de maio de 2018, foi de ânimo e elogio a todos os 155 professores presentes. Eles representam 50 instituições de ensino superior de todo o Brasil e, em muitos casos, participam pela segunda e terceira vez do processo de capacitação.

O próprio palestrante ministra capacitação aos docentes pelo 4º ano consecutivo. Ao longo de sua fala, neste dia 10 de maio, Anastassis enfatizou que o processo de repensar o ensino ofertado se faz necessário sempre.

O Consultor Pedagógico da Escola Politécnica de Montreal apresentou um workshop sobre o tema  “Avaliação dos alunos para uma aprendizagem mais profunda”. Em inúmeros momentos de sua apresentação propôs avaliações por parte dos docentes participantes em relação ao ensino que estão ofertando.Em especial, indicadores sobre especificidades da grade dos cursos. “Devemos avaliar se nosso objetivo está sendo cumprido, enquanto docentes e instituição, desta forma respeitar o estudante que escolheu a IES para estudar por quatro, cinco anos”, revelou Anastassis.

Além dos docentes das IES consorciadas, participam da capacitação professores observadores de outras IES. “A rede de cooperação cresce a cada dia, e o sonho de transformar o ensino torna-se realidade a partir do momento em que o maior número de instituições passa a fazer parte do Consórcio”, destacou Fábio Garcia dos Reis, Presidente do  Comitê Gestor do Consórcio STHEM Brasil, em entrevista concedida à Tv Novo Tempo, emissora que fez a cobertura jornalística do evento no dia 9 de maio.

Amanhã, 11 de maio, a 5ª Capacitação chega ao último dia. O tema “Método Trezentos: Aprendizagem ativa e colaborativa, para além do conteúdo”, será apresentado pelo professor convidado e participante pela primeira vez da formação, Prof. Dr. Ricardo Ramos Fragelli  (Doutor em Ciências Mecânicas pela Universidade de Brasília, Mestre  em Engenharia Mecânica pela UNB, professor Adjunto da UnB dos cursos de Engenharia da Faculdade UnB Gama e do Mestrado em Design.