Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
Anais do fórum
Artigos
E-Book
Informativo
International Journal on Active Learning
Mídia
Outros
Publicações

Escreva as palavras-chave e aperte Enter.

Adoção de metodologias ativas em cursos de graduação em engenharia

No mês de dezembro a Revista Científica do Consórcio STHEM Brasil – International Journal on Active Learning, publicou o artigo Adoção de metodologias ativas em cursos de graduação em engenharia, de autoria de Everton Rangel Bispo, Reinaldo Viana Alvares e Sandra Lucia de Souza Pinto Cribb.

As Metodologias Ativas se constituem num processo de ensino aprendizagem cuja característica principal é tornar o aluno responsável por sua autonomia educacional. Tais metodologias primam pela participação ativa de todos os atores, focados na realidade em que estão inseridos, estimulando-os a reconhecer, compreender e intervir na construção de seu conhecimento com base no senso comum e nas atividades educacionais as quais estão envolvidos no seu dia a dia acadêmico. Este relato de experiência aborda a aplicação de metodologias ativas nas graduações de engenharias de um centro universitário. Uma discussão envolvendo rendimento acadêmico é realizada, indicando os benefícios do uso das metodologias durante a graduação. Com base nestes requisitos será possível construir uma estrutura pedagógica mais sólida na qual envolve todos os atores no que tange a capacidade na melhora do aprendizado e manutenção do conhecimento após a formação do graduando.

Para ler o artigo completo acesse a IJOAL.


O IJOAL tem classificação B5 no Qualis das áreas de Ensino, Engenharias II e Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo. O periódico está registrado com ISSN 2526-2254 e todos os artigos publicados possuem Digital Object Identifier (DOI).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *